Por causa da experiência da Segunda Guerra Mundial e dos crimes contra a humanidade cometidos pelo fascismo, a nova geração de compositores depois de 1945 também desconfiou da história da música. Da sensação de uma “Tabula rasa”, desenvolveram-se vários outros estilos composicionais. Descubra todas as partituras e partituras desta época musical interessante e saiba mais sobre as novas ideias artísticas depois de 1945!
O método de composição musical do serialismo utiliza a ideia do dodecafonismo. Não só os tons, mas também todos os “parâmetros” musicais – durações, dinâmicas, timbres – são organizados em série. Os “cursos de férias” de Darmstadt viraram depois de 1948 por quase uma década o centro desta música. Mesmo o Serialismo tendo uma forte componente racional, baseada em matemática e lógica, ela produziu muitas obras altamente emocionais, como por exemplo Il Canto sospeso de Luigi Nono.
Com o desenvolvimento de possibilidades técnicas, os instrumentos electrónicos (ou o processamento electrónico de sons reais) viraram parte da música. O primeiro estúdio de música electrónica foi fundado em Colónia, em 1951, sob a direcção de Herbert Eimert. Outros compositores importantes foram Edgar Varese, Karlheinz Stockhausen, Ernst Krenek, Maurice Kagel, Luciano Berio e Iannis Xenakis, que também foi assistente do arquitecto Le Corbusier.
O nome desse movimento vem da palavra latina “alea” – um dado, cujo resultado leva a resultados aleatórios. A música aleatória é uma técnica composicional em que parte do processo de reprodução de uma obra é deixado ao acaso. O pai deste princípio composicional é o compositor americano John Cage, enquanto os europeus se orientavam por este estilo, principalmente K. Stockhausen, P. Boulez, W. Lutosławski e muitos outros.
As composições de paisagens sonoras geram sensualidade e emocionalidade de uma forma completamente nova. Ela utiliza paisagens sonoras longas, que dão ao ouvinte tempo suficiente para reconhecer e experimentar a música. Entre as composições mais importantes estão Atmosphères e Lontano de György Ligeti. Outras obras deste tipo foram criadas por Luigi Nono, Krzysztof Penderecki, Iannis Xenakis e outros.
Com algum atraso, o Minimal Music também veio dos EUA para a Europa e tentou alcançar o imediato através de estruturas primárias musicais simples, tais como superfícies sonoras de grande escala sem contrastes fortes ou mudanças dramáticas. Os pioneiros desta música nos anos 60 foram os compositores americanos Le Monte Young, John Adams, Terry Riley, Steve Reich e Philip Glass. Na Europa, foram seguidos por Henryk Górecki e Arvo Pärt.
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 984797
para: Persian Santoor and String Quartet
Partitura, partes
№ do artigo: 871399
para: Violoncelo
Livro de partituras
№ do artigo: 838032
para: Órgão
Livro de partituras
№ do artigo: 840233
para: Órgão
Livro de partituras
№ do artigo: 839708
para: Mixed Choir [SATB] and Mixed Ensemble
Partitura de coro
№ do artigo: 839565
para: Órgão
Livro de partituras
№ do artigo: 837830
para: Orquestra de cordas
Set de partes
№ do artigo: 840083
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 839695
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 839306
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 838795
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 838765
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 838239
para: 2 violinos, viola, violoncelo (quarteto de cordas)
Set de partes
№ do artigo: 838133
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 837005
para: Piano
Livro de partituras
№ do artigo: 633536
para: Voz (barítono), piano
Buch
№ do artigo: 840559
Partitura de coro
№ do artigo: 836949
para: Mezzo-Soprano Voice
Partitura orquestral
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para: English Horn, Violin and Cello
Buch
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Buch
№ do artigo: 583530
para: 8 FL / PART
Partitura orquestral
№ do artigo: 262214
para: Orquestra de acordeão
Partitura orquestral
№ do artigo: 261343
para: Coro misto (SATB/SAB) a cappella
Partitura orquestral
№ do artigo: 309151
para: Coro misto (SATB/SAB) a cappella
Partitura orquestral
№ do artigo: 309149
para: Orquestra de acordeão
Partitura orquestral
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para: Orquestra de acordeão
Partitura orquestral
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para: Orquestra de acordeão
Partitura orquestral
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Partitura orquestral
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Partitura orquestral
№ do artigo: 254433
Partitura orquestral
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para: Flöte, Klarinette, Schlagzeug, Harfe, Klavier, Violine und Violoncello
Partitura orquestral
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Partitura orquestral
№ do artigo: 114393
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura orquestral
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para: Voz (meio-soprano), piano
Partitura orquestral
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para: Violino, viola, violoncelo (trio de cordas)
Partitura orquestral
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para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura orquestral
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para: 2 violinos, viola, violoncelo (quarteto de cordas)
Partitura orquestral
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para: AKK PERC BRASS ENSEMBLE
Partitura orquestral
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para: Coro feminino (SSSAAA) a cappella
Partitura orquestral
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para: Violino, violoncelo, piano (trio con piano)
Partitura orquestral
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para: KLAV STR PK SCHLAGZ
Partitura orquestral
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para: Orquestra sinfónica
Partitura orquestral
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para: Orquestra de acordeão
Partitura orquestral
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para: Oboé, clarinete, fagote
Partitura orquestral
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para: Singstimme (B), EHorn, Horn, Tuba, Viola, Schlagzeug
Partitura orquestral
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para: Violino, clarinete, piano
Partitura orquestral
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para: Singstimme (S), 2 Klavier
Partitura orquestral
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