Por causa da experiência da Segunda Guerra Mundial e dos crimes contra a humanidade cometidos pelo fascismo, a nova geração de compositores depois de 1945 também desconfiou da história da música. Da sensação de uma “Tabula rasa”, desenvolveram-se vários outros estilos composicionais. Descubra todas as partituras e partituras desta época musical interessante e saiba mais sobre as novas ideias artísticas depois de 1945!
O método de composição musical do serialismo utiliza a ideia do dodecafonismo. Não só os tons, mas também todos os “parâmetros” musicais – durações, dinâmicas, timbres – são organizados em série. Os “cursos de férias” de Darmstadt viraram depois de 1948 por quase uma década o centro desta música. Mesmo o Serialismo tendo uma forte componente racional, baseada em matemática e lógica, ela produziu muitas obras altamente emocionais, como por exemplo Il Canto sospeso de Luigi Nono.
Com o desenvolvimento de possibilidades técnicas, os instrumentos electrónicos (ou o processamento electrónico de sons reais) viraram parte da música. O primeiro estúdio de música electrónica foi fundado em Colónia, em 1951, sob a direcção de Herbert Eimert. Outros compositores importantes foram Edgar Varese, Karlheinz Stockhausen, Ernst Krenek, Maurice Kagel, Luciano Berio e Iannis Xenakis, que também foi assistente do arquitecto Le Corbusier.
O nome desse movimento vem da palavra latina “alea” – um dado, cujo resultado leva a resultados aleatórios. A música aleatória é uma técnica composicional em que parte do processo de reprodução de uma obra é deixado ao acaso. O pai deste princípio composicional é o compositor americano John Cage, enquanto os europeus se orientavam por este estilo, principalmente K. Stockhausen, P. Boulez, W. Lutosławski e muitos outros.
As composições de paisagens sonoras geram sensualidade e emocionalidade de uma forma completamente nova. Ela utiliza paisagens sonoras longas, que dão ao ouvinte tempo suficiente para reconhecer e experimentar a música. Entre as composições mais importantes estão Atmosphères e Lontano de György Ligeti. Outras obras deste tipo foram criadas por Luigi Nono, Krzysztof Penderecki, Iannis Xenakis e outros.
Com algum atraso, o Minimal Music também veio dos EUA para a Europa e tentou alcançar o imediato através de estruturas primárias musicais simples, tais como superfícies sonoras de grande escala sem contrastes fortes ou mudanças dramáticas. Os pioneiros desta música nos anos 60 foram os compositores americanos Le Monte Young, John Adams, Terry Riley, Steve Reich e Philip Glass. Na Europa, foram seguidos por Henryk Górecki e Arvo Pärt.
para: Orquestra de sopros
Partitura orquestral
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para: Orquestra sinfónica
Partitura orquestral
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Partitura orquestral
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para: Orquestra escolar
Partitura orquestral
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para: Conjunto de percussão (6 intérpretes)
Partitura orquestral
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para: Orquestra
Partitura orquestral
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para: Voz
Livro
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para: Órgão 4 mãos
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para: Str, Partitur
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para: Piano
Livro de partituras
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para: Orquestra sinfónica
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para: Voz, piano
Partitura, partes
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para: Piano a 4 mãos
Partitura de conjunto
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para: Fagote
Partitura orquestral
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para: Orquestra sinfónica
Partitura orquestral
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para: Piano
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para: Voz, conjunto variável
Partitura orquestral
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para: Voz (soprano)
Partitura orquestral
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para: Voz, instrumentos
Partitura orquestral
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Partitura orquestral
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para: Mixed Ensemble
Partitura orquestral
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para: Orquestra sinfónica
Partitura orquestral
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para: Voz, conjunto
Partitura orquestral
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para: Narrador, saxofone tenor (Si b), piano
Partitura orquestral
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para: Conjunto misto
Partitura orquestral
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para: Flauta
Partitura orquestral
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para: Conjunto de câmara
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Partitura orquestral
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para: Mand, Gitarre, Harfe [alle dritteltönig], Studienpartitur A5
Partitura de bolso
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Partitura orquestral
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