Por causa da experiência da Segunda Guerra Mundial e dos crimes contra a humanidade cometidos pelo fascismo, a nova geração de compositores depois de 1945 também desconfiou da história da música. Da sensação de uma “Tabula rasa”, desenvolveram-se vários outros estilos composicionais. Descubra todas as partituras e partituras desta época musical interessante e saiba mais sobre as novas ideias artísticas depois de 1945!
O método de composição musical do serialismo utiliza a ideia do dodecafonismo. Não só os tons, mas também todos os “parâmetros” musicais – durações, dinâmicas, timbres – são organizados em série. Os “cursos de férias” de Darmstadt viraram depois de 1948 por quase uma década o centro desta música. Mesmo o Serialismo tendo uma forte componente racional, baseada em matemática e lógica, ela produziu muitas obras altamente emocionais, como por exemplo Il Canto sospeso de Luigi Nono.
Com o desenvolvimento de possibilidades técnicas, os instrumentos electrónicos (ou o processamento electrónico de sons reais) viraram parte da música. O primeiro estúdio de música electrónica foi fundado em Colónia, em 1951, sob a direcção de Herbert Eimert. Outros compositores importantes foram Edgar Varese, Karlheinz Stockhausen, Ernst Krenek, Maurice Kagel, Luciano Berio e Iannis Xenakis, que também foi assistente do arquitecto Le Corbusier.
O nome desse movimento vem da palavra latina “alea” – um dado, cujo resultado leva a resultados aleatórios. A música aleatória é uma técnica composicional em que parte do processo de reprodução de uma obra é deixado ao acaso. O pai deste princípio composicional é o compositor americano John Cage, enquanto os europeus se orientavam por este estilo, principalmente K. Stockhausen, P. Boulez, W. Lutosławski e muitos outros.
As composições de paisagens sonoras geram sensualidade e emocionalidade de uma forma completamente nova. Ela utiliza paisagens sonoras longas, que dão ao ouvinte tempo suficiente para reconhecer e experimentar a música. Entre as composições mais importantes estão Atmosphères e Lontano de György Ligeti. Outras obras deste tipo foram criadas por Luigi Nono, Krzysztof Penderecki, Iannis Xenakis e outros.
Com algum atraso, o Minimal Music também veio dos EUA para a Europa e tentou alcançar o imediato através de estruturas primárias musicais simples, tais como superfícies sonoras de grande escala sem contrastes fortes ou mudanças dramáticas. Os pioneiros desta música nos anos 60 foram os compositores americanos Le Monte Young, John Adams, Terry Riley, Steve Reich e Philip Glass. Na Europa, foram seguidos por Henryk Górecki e Arvo Pärt.
para: Trompete, trompa, trombone, orquestra
Partitura orquestral
№ do artigo: 1031074
para: Orquestra
Partitura orquestral
№ do artigo: 922409
para: Orquestra
Partitura orquestral
№ do artigo: 921945
para: Coro
Partitura orquestral
№ do artigo: 921804
para: Voice or Choir
Partitura orquestral
№ do artigo: 921664
para: Children's Choir, Flute, Clarinet and Vibraphone
Partitura orquestral
№ do artigo: 921577
para: Orquestra sinfónica
Partitura orquestral
№ do artigo: 921565
para: Conjunto de câmara
Partitura orquestral
№ do artigo: 921557
para: Voz (barítono), piano
Partitura orquestral
№ do artigo: 921474
para: Violino, orquestra
Partitura orquestral
№ do artigo: 920985
para: Orquestra de cordas
Partitura orquestral
№ do artigo: 1148995
para: 2 violinos, viola, violoncelo (quarteto de cordas)
Partitura orquestral
№ do artigo: 1148716
para: Banda de metais
Partitura orquestral
№ do artigo: 1145223
para: Orquestra sinfónica
Partitura orquestral
№ do artigo: 895422
para: 2 violinos
Partitura de conjunto
№ do artigo: 729643
para: Órgão
Livro de partituras
№ do artigo: 726171
para: gemischter Chor (SATB) a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 726164
para: Orquestra
Partitura de bolso
№ do artigo: 724275
para: Flauta, piano
Partitura, parte
№ do artigo: 723506
Partitura de bolso
№ do artigo: 638068
para: Oboé, harpa
2 partituras de conjunto
№ do artigo: 661706
para: Coro misto, órgão
Partitur
№ do artigo: 615466
para: Violoncelo, orquestra
Redução para piano, parte de voz solo
№ do artigo: 614665
para: Coro misto (SSAATTBB) a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 612574
para: Ensemble
Partitura de bolso
№ do artigo: 610958
para: Órgão
Livro de partituras
№ do artigo: 584349
para: Piano
№ do artigo: 580768
para: String Orchestra with opt. 3rd Violin/Viola TC
Partitura, partes
№ do artigo: 935869
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 280900
para: Coro misto (SATB/SATBB) a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 204325
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 203527
para: Mezzosopran, Viola d'amore und Harfe
Partitura, partes
№ do artigo: 199621
para: gemischter Chor (SATB) mit Soli (MezBar) und Orchester
Libreto
№ do artigo: 199271
para: Vibrafone
№ do artigo: 196586
para: Quarteto de percussão (4 intérpretes)
Partitura de conjunto
№ do artigo: 196582
para: Coro misto (SSATBB) a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 202303
Partitura de bolso
№ do artigo: 1545989
para: gemischter Chor (SATB) mit 3 Trompeten und 2 Posaunen oder Klavier 4-händig
Parte de coro soprano/alto
№ do artigo: 1545746
para: Violino, órgão
№ do artigo: 1545732
para: Orquestra
Partitura de bolso
№ do artigo: 1545188
para: Klarinette in B und Akkordeon (M III)
№ do artigo: 1582619
para: Mixed Voices and Organ
Livro
№ do artigo: 988329
Klassik
para: Voz, piano
Livro de partituras
№ do artigo: 606613
para: Klavier und Streichorchester mit Flöte oder Violine
Solostimme
№ do artigo: 131661
para: 3 violinos
Partitura de conjunto
№ do artigo: 127575
para: 3 violinos
Partitura de conjunto
№ do artigo: 127543
para: Coro misto (SATB) a cappella
Partitura de coro
№ do artigo: 111420
para: Piano
№ do artigo: 111344
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